Cetrel
GDK
Quem Somos
HOME / pt / Institucional / Quem Somos
Sede da PROMAR

A PRÓ-MAR

A PRÓ-MAR, inscrita no CNPJ sob o nº 03.709.114/0001-01, é uma Organização da Sociedade Civil, de caráter sócio-ambiental, sem fins lucrativos, com sede na ilha de Itaparica, município de Vera Cruz na Bahia. Criada em 20 de dezembro de 1999, tem como missão levar alternativas de educação para diversos segmentos sociais, consolidando parcerias  para o bem estar socioambiental.

Fruto de um pensamento estratégico cada vez mais consolidado ao longo dos anos, a PRÓ-MAR vem se reinventando, com o foco voltado, especialmente, para a conservação de importantes ecossistemas, a exemplo dos recifes de coral. Para isso acontecer, nossas principais ferramentas são as pesquisas e educação ambiental, utilizadas para informar, sensibilizar e conscientizar a população local e os visitantes da ilha para a importância da sustentabilidade deste ecossistema.

A PRÓ-MAR trabalha na concepção e execução de projetos em parceria com organizações privadas, governamentais e da sociedade civil. Visa unir esforços para manter o equilíbrio entre conservação ambiental e geração de renda, para o desenvolvimento sustentável da pesca e do turismo na ilha de Itaparica.

HISTÓRICO

A Organização Não-Governamental (ONG) PRÓ-MAR nasceu da iniciativa de um pescador e mergulhador, filho e neto de moradores da Ilha de Itaparica. Um dia este ousado idealista, Zé Pescador, despertou para a necessidade de influenciar outras pessoas para a consciência do perigo da pesca predatória e do imediatismo exterminador que esta resulta. Em contra-partida, tendo sua própria experiência como exemplo, passou a dar orientações sobre possibilidades concretas e lucrativas de buscar alternativas ecológicas. Toda esta dedicação em prol do respeito à natureza (e, conseqüentemente, aos seres que nela habitam) e para a sobrevivência das famílias que vivem do mar.

Outras pessoas, amantes da ilha e conscientes da urgência de deflagrar um processo de mudança de mentalidade, se juntaram e decidiram fundar, em dezembro de 1999, a PRÓ-MAR. Para que esta evolução sócio-ambiental ocorresse (e continue ocorrendo), a ONG sempre apostou, especialmente, na educação ambiental - ferramenta esta que, para seus organizadores e colaboradores, deve acompanhar qualquer projeto de conservação e recuperação. Bons resultados dependem ainda de atitudes sensíveis em relação à qualidade de vida dos nativos e moradores, como condição básica para o desenvolvimento sustentável da ilha e do incremento do turismo ecológico, para multiplicar esforços e abrir novas oportunidades de participação e envolvimento aos simpatizantes da causa.

Portanto, a PRÓ-MAR foi constituída para atender seus princípios de defesa e proteção do meio ambiente. São eles: estímulos ao desenvolvimento do pleno exercício da cidadania através da educação ambiental; e ao diálogo e solidariedade dos diversos segmentos sociais para, em parcerias, participar das atividades de interesse comum.

Newsletter

AV. Vital Soares, 13, Ilhota, Vera Cruz, Cep: 44470 000, tel/fax: +55 71 3633.4259