Inicialmente criado para atender os estudantes dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do Projeto Mares, localizado na sede da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, na Ilhota, em Mar Grande, deu início neste mês de julho a abertura de visitações para alunos de instituições localizadas em outras cidades baianas. No dia 18, estiveram no equipamento 39 estudantes do primeiro ano de Administração, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II – CETEPS, de Serrinha, cidade baiana localizada na região do Sisal.

Acompanhados pelos professores Thales Nascimento e Stefany Lima, os estudantes foram recepcionados pelo coordenador Geral do Projeto Mares, Zé Pescador, pelos coordenadores de Educação Ambiental e Científico, professor Geraldo Fonseca e Lucas Lolis, além da educadora Ambiental Mariana Ferreira. Durante a visitação guiada ao CIA – equipamento que integra o Projeto Mares, uma iniciativa da PRÓ-MAR, com apoio da Petrobras, por meio do Projeto Petrobras Socioambiental, os estudantes puderam aprender de maneira interativa sobre a importância dos Recifes de Coral no dia a dia das pessoas, além de participarem de uma roda de conversa sobre mergulho e conhecer os equipamentos utilizados pela equipe do Projeto Mares no trabalho de restauração do Recife das Pinaúnas.

“Projeto incrível e encantador, me senti imerso e acolhido na maravilhosa experiência que me foi proporcionada, agradeço a oportunidade”, disse o estudante Kelvin Carvalho. Outra que comentou sobre a visita foi a estudante Brenda Thainalle, que avaliou visita ao CIA como incrível: “Projeto incrível, adorei a experiência, o conhecimento dos corais e a conscientização de que nós podemos ajudar o ambiente também”, disse.

Já o professor Thales Nascimento afirmou estar maravilhado e agradecido por tudo que aconteceu e foi proporcionado para os professores e alunos do CETEPS II.  “Meu muito obrigado a PRÓ-MAR, por esse momento de aprendizagem e por todo carinho com nossos estudantes. Gratidão ao Núcleo Territorial de Educação de Serrinha e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia por financiar essa experiência única”, enfatizou o professor.

Após a visita dos estudantes do CETEPS II a Educadora Ambiental do Projeto Mares, Mariana Ferreira, avaliou a importância do CIA e sua contribuição para não só para os estudantes, mas para a comunidade local e o público em geral. “O CIA é de suma importância para os estudantes, moradores e turistas. Neste espaço eles têm a noção de quanto os corais, os manguezais e os animais marinhos são importantes para o nosso planeta, sua serventia para a indústria farmacêutica, cosmética e para a nossa alimentação. Enfim, eu, como moradora da ilha, fico muito feliz quando recebemos os estudantes que ficam super encantados com o ambiente marinho e tudo que apresentamos a eles aqui”, relata Mariana.

As visitas ao Centro de Interpretação Ambiental estão abertas para estudantes de escolas públicas e privadas, mediante agendamento prévio por meio do telefone 71 98436-3468.
Confira as fotos: