Em 1962 uma importante publicação, o livro Primavera Silenciosa da bióloga marinha Rachel Carson, deu o pontapé inicial para a construção de políticas ambientais que, de fato, auxiliem a manutenção da vida no planeta, trazendo para a população geral a discussão sobre o uso de pesticidas sintéticos nos Estados Unidos.
A partir daí, as questões ambientais passaram a ser acompanhadas por muito mais pessoas e diversas bandeiras foram levantadas em prol da conservação ambiental e a vida no planeta Terra. E foi numa dessas, em 22 de abril de 1970, que cerca de 22 milhões de pessoas se reuniram nos Estados Unidos em torno de campanhas de sensibilização, tornando-se viral! E assim nasceu o Dia da Terra 🌱!

O tema desse ano são todas as formas de conexão, e a NASA trouxe (merecidamente) como fonte de inspiração as abelhas e o importante (e fundamental!) papel da polinização para a manutenção da vida em nosso planeta.

Como o ano de 2021 marca o início da Década do Oceano, quero trazer aqui também a reflexão de que 54% do oxigênio produzido no mundo, vem dos oceanos. Ou seja, sem um oceano saudável dificilmente teremos vida saudável em terra firme.

Bem caros leitores, como último ponto dessa nossa conversa e diante de tudo que vimos até aqui, peço que prestem atenção à Cúpula do Clima, que entre os dias 22 (dia da Terra!!) e 23, os países que formam o G20 ( Brasil está nessa) estarão reunidos discutindo estratégias para frear o aquecimento global e, consequentemente, a desenfreada perda de espécies e habitats ao redor do mundo.

O dia da Terra é dia de luta, resistência e entendimento de que está tudo conectado!

Karina Martins, mãe, bióloga e coordenadora operacional de projetos na PRÓ-MAR

@karina.martins__