Educação ambiental, culinária e valorização da ancestralidade e do saber das mulheres que tiram do mangue e do mar o sustento de suas famílias. Esse foi o mote do evento que marcou o lançamento do e-book “Receitas do Mar”, uma iniciativa da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, por meio do Projeto Mares, ação realizada com o apoio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Reunindo um total de 13 receitas, todas feitas por mulheres do povoado do Baiacu, historicamente conhecido por ser o local onde ‘nasceu’ o município de Vera Cruz, o e-book, visa homenagear as mulheres pescadoras e marisqueiras, visibilizando o importante papel que desempenham na conservação do ambiente marinho.

Com diagramação de Andressa Amorim, fotografia de Joshua Frood, curadoria e coordenação de Geraldo Fonseca e Mariana Ferreira, o e-book lançado nesta sexta-feira (08), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, traz, para além das receitas, a história das mulheres que integram o livro, representando todas as outras, são elas: Elza Santana, Jucélia Maria, Cleonice Santos, Luzimar Assis, Luzia Conceição, Vitória “Negona”, Regina Oliveira, Clarice dos Anjos, Aline Moreira, Rosana Soares, Laura Ferreira, Hildete Silva, Edilene dos Santos e as pequenas Ciça e Aila. O e-book tem distribuição gratuita, por meio do site da PRÓ-MAR (http://promar.org.br/).

Aos 70 anos, a cozinheira Vitória “Negona”, destacou que o segredo da sua comida é o amor. Em sua mariscada disse que gosta de colocar siri e caranguejo catados, aratu, lagosta, camarão, ostra, chumbinho e peixe. Aposentada, ela conta que começou a mariscar aos 10 anos e aos 30 foi para Salvador “pilotar fogão” para sustentar os 14 filhos. “Hoje, celebro a vida, com gratidão por tudo que tenho aqui no Baiacu, me sinto honrada e agradecida em ver uma receita minha, uma das que me ajudaram a criar os meus filhos, hoje esteja registrada em um livro”, disse Vitória.

A programação contou com apresentação digital do livro “Receitas do Mar” e com a descrição das autoras dos pratos, sobre os ingredientes e “segredos” para conquistar o paladar de quem saboreia cada um dos pratos. E, como em todo bom momento de celebração, não poderia faltar o momento de degustação dos pratos.

Presentes no evento, o público composto por estudantes e equipe técnica e educacional da Escola Municipal João José de Macedo e mulheres pescadoras e marisqueiras da comunidade do Baiacu também participaram da palestra de sensibilização ministrada pela assistente social Ademildes de Souza e pela assistente de saneamento, Leila Paula, ambas da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Além disso, a programação contou com uma apresentação musical do artista Zezinho Molinari e uma palestra ministrada pelo coordenador geral do Projeto Mares, Zé Pescador, que destacou o trabalho que vem sendo realizado há 25 anos pela ONG Socioambientalista PRÓ-MAR em todo o território da Ilha de Itaparica, entre eles o Projeto Mares.

O evento contou com a presença dos diretores das Escola Municipal João José de Macedo, Geraldo de Assis e da Escola Municipal Antônio Hermenegildo, Isabela Ferreira.