Um encontro realizado na manhã do dia 07 de dezembro, na sede da Organização Socioambientalista PRÓ-MAR, em Mar Grande, marcou o encerramento da segunda etapa do curso de EcoFormação de Educadores das escolas públicas e privadas dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Esta etapa, teve foco em profissionais que trabalham com estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e contou com a participação total de 194 participantes, tendo, por enquanto, 64 deles certificados após a conclusão do curso. A iniciativa é realizada pelo Projeto Mares, com o apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O evento que reuniu os educadores teve início com a apresentação do Projeto Mares, realizada pelo coordenador Geral do Projeto, Zé Pescador. Mais que falar sobre o Projeto Mares, Zé Pescador trouxe para o público presente o passo a passo de como é feita a restauração do coral de fogo (Millepora Alcicornes) e a importância dessa iniciativa para a restauração do ecossistema coralíneo e para conservação do ambiente costeiro marinho, assim como para mitigação dos efeitos climáticos extremos que já se tornaram realidade no Brasil e no mundo.
Aberto o debate para os professores, estes relataram como a participação na Eco Formação tem sido aplicada em suas aulas, sendo amplificada de maneira interdisciplinar. A conversa foi mediada pelo coordenador de Educação Ambiental do Projeto Mares, professor Geraldo Fonseca e pela bióloga voluntária que participou da Ecoformação, Margareth Falcão. Entre as sugestões propostas pelos participantes para o futuro do Projeto está a abertura da EcoFormação para pescadores, marisqueiras, pais e responsáveis. “Precisamos ampliar esse conhecimento, sobretudo para aqueles que estão diretamente conectados ao manguezal e ao mar e aos responsáveis por nossos alunos para que adotem esses conceitos que estamos propagando em nossas escolas”, afirmou a professora Leidnalva Nascimento, diretora da Escola Manoel Januário de Lima, localizada em Tairu, município de Vera Cruz.
A atividade contou ainda com a palestra do coordenador Científico do Projeto Mares, Lucas Lolis, sobre as ações realizadas pela equipe científica do projeto no trabalho de monitoração, criação e transplante dos corais para o recife. Durante a apresentação também foi mostrada outras iniciativas como as palestras de iniciação científica realizada junto às escolas e moradores da comunidade, além das ações de limpeza submarina. O coordenador falou ainda sobre as principais dificuldades e desafios enfrentados pela equipe no trabalho que vem sendo realizado.
O encerramento do evento foi realizado pelo professor Geraldo Fonseca, com um agradecimento especial a todos os participantes e entrega dos certificados. A segunda etapa da EcoFormação dos educadores contou com sete módulos, em um total de 80h, e atendeu 07 escolas de Itaparica e 16 de Vera Cruz.