SOBRE O PROJETO

O Projeto Mares é realizado pela Organização Sócio Ambientalista PRÓ-MAR, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que tem como objetivo principal implementar ações com vistas à ciência cidadã e educação ambiental voltadas à conservação do ambiente marinho em comunidades da Ilha de Itaparica, na Bahia.

O Projeto está dividido em dois eixos principais que são:

Eixo de Pesquisa, monitoramento e restauração de recifes de coral que tem como ações:

1) Treinamento de jovens para atuarem no resgate e monitoramento de corais na APA Recife das Pinaúnas;
2) transplante de fragmentos de corais da espécie Millepora alcicornes e posterior construção de jardins de coral na APA Recife das Pinaúnas;
3) Monitoramento com aplicação do protocolo Reef Check Brasil na APA Recife das Pinaúnas, com atenção especial nos locais onde estarão acontecendo as ações de restauração;
4) Ações de limpeza submarina;
5) Ações de comunicação e divulgação científica das atividades do projeto nos municípios atendidos.

e o Eixo de Educação Ambiental, que tem como principais ações:
1) estruturação do Centro de Interpretação Ambiental na sede da PRÓ-MAR, na Ilha de Itaparica;
2) Ações de limpeza de praia envolvendo o público infantil (de 7 a 11 anos) da rede municipal de ensino;
3) Formação continuada de professores do ensino básico para as metodologias de ensino voltadas as temáticas dos ambientes marinho e costeiro.

O uso da tecnologia social para a construção das sementeiras a partir da utilização de organismos bioincrustrantes advindo de limpeza de cascos de navios e/ou piers e outros materiais, para plantio da espécie Millepora alcicornes é o diferencial da nossa proposta para agregar a Década das Nações Unidas de Restauração de Ecossistemas, auxiliando na melhoria dos serviços ecossistêmicos na APA Recife das Pinaúnas. Além disso o projeto contribui diretamente por meio de suas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação com Qualidade – ODS 4, Combate as Alterações Climáticas – ODS 13 e A Vida Debaixo D’água – ODS 14.

A formação continuada de professores dos municípios contemplados nesta proposta, favorecerá um aumento no engajamento das crianças para o mundo da ciência oceânica, além de auxiliar no estímulo do ensino e aprendizagem voltados à realidade socioambiental na qual a comunidade está inserida.

Esperamos assim, contribuir para a participação da comunidade, atraindo o público de pescadores, marisqueiras e crianças, para participar ativamente de atividades de cunho educacional e científico, produção dos conteúdos e materiais de aprendizagem complementar, coleta de dados científicos, experimentos socioambientais e ações de divulgação e comunicação científica.

Resultados do Projeto

1.500

sementeiras de coral produzidas de uma meta de 1600

60

h

horas teóricas e práticas em curso para restauração de recifes de coral de uma meta de 60

19

jovens treinados para resgate e monitoramento de fauna de corais de uma meta de 10

85

professores envolvidos na Eco Formação de uma meta de 100

15

saídas de campo para restauração e resgate de fauna de corais de uma meta de 60

1.2

km²

de recifes de corais restaurados e monitorados de uma meta de 1,5km²

SALA DE IMPRENSA

Este é um espaço dedicado à comunicação entre o Projeto Mares e os jornalistas. Nela, são disponibilizadas informações relevantes e atualizadas sobre o Projeto Mares, como releases, notas oficiais, fotos, vídeos, dados institucionais, agenda de eventos, entre outros.

Mutirão realizado por integrantes do Projeto Mares retira cerca de 55 kg de lixo em mangue

Projeto Mares prorroga inscrições e amplia vagas para Eco Formação gratuita de educadores

16 de março – Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas

Projeto Mares une pesquisadores e comunidade em ações de restauração do ambiente marinho na Ilha de Itaparica

Contatos