Celebrado no dia 8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos, contou com ação realizada pelo Projeto Mares. Nesta data, nove mergulhadores, entre bolsistas do projeto e voluntários, realizaram na praia da Gamboa, município de Vera Cruz, uma limpeza no mar e faixa de areia da praia, tendo retirado cerca de 4kg de resíduos, destes 3,325kg de plásticos e 650g de resíduos distintos como garrafas PET, vidros, esponjas de aço, latas de alumínio, chinelos, entre outros. Todo o material coletado foi devidamente acondicionado e encaminhado para o aterro sanitário.

De acordo com o biólogo Lucas Lolis, coordenador Científico do Projeto Mares, a ação de limpeza de praia no Dia Mundial dos Oceanos teve como principal objetivo a remoção de resíduos sólidos das praias, incluindo plásticos, vidros e metais, para proteger os ecossistemas marinhos. “Além disso, buscamos sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação dos oceanos e o impacto negativo do lixo marinho na vida aquática”, enfatiza Lolis.

O biólogo cita ainda que outro objetivo essencial desta ação é a sensibilização dos participantes através da divulgação dos resultados da quantidade de resíduos coletados para promover uma conscientização sobre a redução do uso de plásticos descartáveis. “A coleta de dados sobre os tipos e quantidades de resíduos encontrados também é uma prioridade, contribuindo para estudos e políticas de gestão de resíduos”, explica.

Lucas destaca ainda que a iniciativa visa, também, engajar a comunidade local, fortalecendo parcerias com escolas e governos, e inspirar ações contínuas de conservação. “Aumentar a visibilidade da causa através da mídia e redes sociais, celebrando de forma significativa o Dia Mundial dos Oceanos, também são objetivos chave, promovendo uma reflexão coletiva sobre a importância dos oceanos e renovando o compromisso com sua preservação”, declara o biólogo.
Vejas as fotos: