Doze mergulhadores, entre integrantes do Projeto Mares e voluntários, retiraram do fundo mar, no trecho entre as praias da Penha e Barra do Gil, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, cerca de 45 kg de lixo, sendo aproximadamente 42 kg de plástico e o restante de vidro. Realizada no sábado (19), a limpeza submarina integra as ações do Projeto Mares, iniciativa da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que contribui de maneira direta com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) 14 – que trata de Oceanos, Mares e Recursos Marinhos e 13 – Combate às Mudanças Climáticas. O material recolhido foi destinado ao aterro sanitário municipal.

Em julho, durante a limpeza submarina realizada na praia da Ilhota, em Mar Grande, os participantes do Projeto e voluntários já haviam retirado aproximadamente 200 kg de lixo do mar. Uma nova ação está prevista para acontecer no dia 16 de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Limpeza (Cleanup Day) – movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta (a realização desta ação pode sofrer alteração de data em função das condições climáticas).

“Além de contribuir diretamente com a limpeza do oceano estas ações resultam em uma maior conscientização da sociedade para a importância do descarte correto dos resíduos sólidos, em especial do plástico, material que na natureza leva entre 400 e 500 anos para se decompor”, avalia a bióloga Karina Martins, coordenadora científica do Projeto Mares.