Uma força tarefa realizada por doze integrantes do Projeto Mares, iniciativa da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, com apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, retirou no último dia 29 de julho cerca de 55 kg de lixo da área de mangue que margeia a sede da entidade, localizada na Ilhota em Mar Grande. A ação marcou a passagem do Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado no dia 26 de julho e teve por objetivo chamar atenção da comunidade para a importância do ecossistema mangue para a biodiversidade marinha, para a proteção costeira e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e para a subsistência das famílias de pescadores e marisqueiras.
Da área de aproximadamente 500 metros de mangue o grupo retirou embalagens plásticas diversas, entulhos de construção, isopor, roupas, sandálias e até mesmo uma caixa de geladeira. “Estão destruindo nossos manguezais com o lançamento de esgoto doméstico, desmatamento, queimadas e descarte inadequado de lixo, prejudicando com isso os animais que ali vivem e todos aqueles que têm no mangue a sua fonte de subsistência”, lamenta a Educadora Ambiental do Projeto Mares e organizadora da ação, Mariana Ferreira.
“Conhecidos como berçários da vida marinha, nos manguezais podemos encontrar diversos animais desde ostras, caranguejos, moluscos, répteis, peixes, entre outros. Neste sentido, para nós que trabalhamos diretamente com o mar é preciso também cuidar desse ambiente, pois os dois têm uma conexão importante para estes animais e para nossa comunidade, pois é fonte de alimentos e renda”, destaca Mariana.