A convite dos alunos do Colégio SESI – Retiro, a equipe científica do Projeto Mares, iniciativa realizada pela ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, com apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, participou no dia 4 de novembro, de um bate-papo no laboratório de robótica da unidade escolar. O encontro teve como finalidade o desenvolvimento de estratégias que facilitem a prática do mergulho na restauração dos corais da Baía de Todos os Santos.

No dia 20 de novembro foi a vez dos estudantes e seus professores visitarem o Centro de Interpretação Ambiental do Projeto Mares, localizado na sede da PRÓ-MAR. Lá, eles participaram da trilha do conhecimento realizada pelos educadores ambientais do projeto e conheceram a fazenda marinha onde estão instalados os berçários de corais da espécie nativa Millepora Alcicornes, conhecida popularmente como Coral de Fogo.

Os encontros permitiram o diagnóstico das principais dificuldades encontradas pelos técnicos do Projeto Mares: o peso que se forma com o uso de caixas plásticas tradicionais para o transporte dos fragmentos, sementeiras, novas colônias, entre outras atividades. Buscando uma solução em que fosse possível reduzir o peso e ter um equipamento mais eficiente, a equipe TecGold, formada pelos alunos do Sesi Retiro, apresentou um protótipo de robô de uma bolsa inflável com orifícios na parte inferior com propósito de facilitar o trabalho do mergulhador no processo de restauração de coral como um todo.

A invenção foi apresentada durante a First Lego League, competição internacional de robótica que desafia crianças e jovens a resolverem problemas do mundo real, enquanto constroem e programam robôs feitos com LEGO. O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro, na Escola Djalma Pessoa, em Salvador, paralelamente à primeira edição do Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), que contou com atrações da 1ª Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC).
Vejam as fotos do projeto: