Com um total de 117,5kg de lixo recolhidos do fundo do mar na área da Marina de Itaparica, em ação realizada no dia 19 de dezembro, o Projeto Mares encerra o primeiro ano com um total de 1,1 tonelada de lixo retirados das praias e mar na Ilha de Itaparica. Realizado pela ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, ao longo do ano de 2023 o Projeto Mares promoveu ações de limpeza de praia e submarina em Mar Grande, Barra do Gil e Itaparica, reunindo integrantes do projeto e mais de 100 voluntários. Dentre os materiais recolhidos estão plásticos, microplásticos, madeira, vidro, metal, roupas, pneus, anzóis, redes de pesca e até mesmo tampa de vaso sanitário.

Em cada uma das iniciativas promovidas a equipe do Projeto Mares realizava, junto aos voluntários, momentos de integração e conscientização para a conservação da vida marinha e do meio ambiente como um todo, contribuindo de forma direta com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) 14 – que trata de Oceanos, Mares e Recursos Marinhos e 13 – Combate às Mudanças Climáticas.

“Encerramos este primeiro ano de projeto com um balanço bastante positivo, não só no quesito das ações de limpezas realizadas nas praias, mas principalmente no que tange a integração com a comunidade. Dentre nossas iniciativas tivemos a Eco Formação de professores das redes municipais de Itaparica e Vera Cruz, palestras para estudantes do ensino fundamental e médio, rodas de conversas com pescadores e marisqueiras, inauguração do nosso Centro de Interpretação Ambiental, além de todo o trabalho que vem sendo feito para a restauração de uma área total de 1,5 km de recifes de coral. Para 2024, o trabalho continua, e a expectativa é ampliar ainda mais o nosso diálogo com a comunidade”, afirma Zé Pescador, coordenador geral do Projeto Mares.