Projeto Maré Cheia

O Projeto Maré-Cheia faz parte do Programa Baía de Todos os Santos (BTS) e, ao articular-se com os demais participantes, tem como premissa contribuir para a construção de conhecimento sobre a distribuição, disseminação e impactos do coral-sol na BTS e adjacência, realizando ações que propiciem a inclusão social e a educação ambiental.

Para tanto, o projeto foi planejado seguindo três eixos estruturantes:


1- Inclusão Social de Pescadores de comunidades da BTS e adjacências para apoio às atividades de campo do Programa Coral-Sol BTS.

As ações deste eixo do projeto estão orientadas para a inclusão social de pescadores, marisqueiras e/ou seus familiares de comunidades da BTS e adjacências, através da sua inserção nas atividades científicas de campo dos demais projetos do Programa BTS. Como principais atividades deste eixo, realizamos a formação em mergulho científico e posterior contratação de 05 formados neste curso para trabalhar em ações de pesquisa e monitoramento de recifes de coral.

2- Educação Ambiental

Neste eixo, serão promovidas ações de Educação Ambiental, como movimento de ação transformadora, reflexão e construção coletiva, tendo o propósito de tratar temas gerais sobre as questões ambientais da região da BTS e Ilha de Boipeba, difundindo informações sobre o coral-sol na área de abrangência deste subprojeto. Como principais atividades, realizamos: formação de professores para educação ambiental de ecossistemas marinho e costeiro, Tenda Ambiental com atividades lúdicas e pedagógicas para ampliação do conhecimento dos ambientes marinho e recursos pesqueiros, a produção de um Calendário Ecológico com a participação de escolas dos municípios de Vera Cruz, Itaparica e ilha de Boipeba, e o evento anual ECOILHA com o objetivo de trazer pesquisadores, estudantes, comunidades tradicionais, artistas e sociedade civil para estarem no centro das discussões acerca do desenvolvimento de ações para conservação ambiental.

3-Capacitação e estruturação de atividades de ecoturismo

O intuito deste eixo é de realizar a capacitação para a formação de condutores ambientais, bem como fomentar a estruturação de uma iniciativa de ecoturismo pautado no modelo de base comunitária nas ilhas de Boipeba e Itaparica.

Ecoturismo

 

 

Educação Ambiental

 

 

Formação em mergulho

 

 

Posts relacionados

15 mar
Curso de Mergulho Autônomo Básico | Projeto Maré Cheia

Curso de Mergulho Autônomo Básico | Projeto Maré Cheia Mergulho […] continue lendo

23 set
Mutirão de Combate a Maré de Plástico

mutirão de combate a maré de plástico A PRÓ-MAR em […] continue lendo

18 fev
Curso Mergulho

Retorno às Aulas: Curso Mergulho Aos selecionados do Curso de […] continue lendo

02 abr
CURSO DE CONDUTOR AMBIENTAL

Acesse nossa plataforma: condutor.promar.org.br A formação em Condutor Ambiental visa […] continue lendo

03 dez
Fórum debate planejamento e gestão sustentáveis da Baía de Todos-os-Santos

Fórum debate planejamento e gestão sustentáveis da Baía de Todos-os-Santos […] continue lendo

30 nov
Fórum promove diálogos para preservação ambiental da Baía de Todos os Santos

Fórum promove diálogos para preservação ambiental da Baía de Todos […] continue lendo

Contatos

    Por favor, prove que você é humano selecionando Um avião.

    • Av Beira Mar, 13 - Lot. Mar da Gamboa, Vera Cruz - BA

    • [email protected]

    • +55 (71) 98781-0964

    • Siga no Instagram

    • Curta no Facebook