Projeto Maré Global

Entendendo a questão ambiental como prioritária, a GDK S.A. iniciou uma parceira estratégica com a PRÓ-MAR, no ano de 2006, com o Projeto Maré Global. A empresa identificou no projeto uma grande oportunidade de, em parceria, contribuir de forma responsável e continuada com a causa da conservação marinha e educação ambiental, alcançando resultados efetivos no processo de desenvolvimento do mesmo.

A primeira atividade desta parceria consistiu na intervenção ambiental de dois rios, localizados em Mar Grande, município de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, Bahia. A intervenção foi realizada por integrantes da PRÓ-MAR, em conjunto com 85 funcionários da GDK, envolvidos na limpeza com maquinário específico para a retirada do lixo que estava poluindo e obstruindo o fluxo das águas.

Assim, o projeto executou entre os anos de 2006 a 2011, de forma inovadora, pesquisas científicas para a geração de conhecimento e diagnóstico dos ecossistemas marinhos recifais e mobilização comunitária, a fim de sensibilizar as comunidades costeiras tradicionais quanto à importância do uso sustentável dos recursos marinhos. O projeto atuou na Área de Proteção Ambiental Recifes das Pinaúnas, localizada na Ilha de Itaparica, município de Vera Cruz (BA), tendo ampliado a atuação para APA Tinharé/Boipeba, localizada nas Ilhas de Tinharé e Boipeba, município de Cairu (BA).

Objetivo Geral

Conservação e monitoramento dos recifes de coral da Ilha de Itaparica/BA (APA Recife das Pinaúnas, município de Vera Cruz/BA) e da Ilha de Boipeba (APA Tinharé/Boipeba, município de Cairu/BA).

Objetivos Específicos

– Monitoramento dos recifes de coral;

– Transmissão de informações para a comunidade, sensibilizando-a através da educação ambiental;

– Apoio à criação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP).

 

Principais Resultados

Tabela 1. Conselhos e Colegiados Ambientes integrados pela PRÓ-MAR a partir da execução do Projeto Maré Global.

 

Conselhos e colegiadosInício
Gestão da Estação Ecológica Ilha do Medo2006
Gestão da APA Recife das Pinaúnas2006
Conselho Municipal do Meio Ambiente de Vera Cruz2006
Conselho Gestor da APA BTS2006
Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEPRAM)2008
Conselho dos Recursos Hídricos do Estado da Bahia (CONERH)2009
Conselho de Meio Ambiente de Itaparica2011

 

 

Gráfico 2. Relação entre o número absoluto das pessoas atingidas pelas atividades do Projeto Maré Global no período de 2006 a 2010, dividido por localidade.

 

 

Gráfico 1. Relação entre o Número absoluto de público beneficiário atingido pelas ações do Projeto Maré Global no período de 2006 a 2010. * Sociedade Civil – representa todos os agentes que participaram das ações de caráter abrangente, como limpezas de praia e rios, campanhas de comunicação para a sensibilização, trilhas ecológicas e treinamento Reef Check.

 

Conforme verificado nos Gráficos 1 e 2, desde o início da parceria entre GDK e PRÓ-MAR, o Maré Global já atingiu, diretamente, 27.085 pessoas, em ações realizadas nas localidades de Boipeba, Itaparica e Vera Cruz.

 

Posts relacionados

15 mar
Curso de Mergulho Autônomo Básico | Projeto Maré Cheia

Curso de Mergulho Autônomo Básico | Projeto Maré Cheia Mergulho […] continue lendo

02 maio
Curso de atualização em Educação Ambiental

Curso de atualização em Educação Ambiental continue lendo

23 set
Mutirão de Combate a Maré de Plástico

mutirão de combate a maré de plástico A PRÓ-MAR em […] continue lendo

Contatos

    Por favor, prove que você é humano selecionando Um carro.

    • Av Beira Mar, 13 - Lot. Mar da Gamboa, Vera Cruz - BA

    • [email protected]

    • +55 (71) 99232.8105

    • Siga no Instagram

    • Curta no Facebook