Projeto A PRÓ-MAR vai à escola – Edição Garotas na Ciência

O município de Vera Cruz, onde está sediada a PRÓ-MAR, conta com 27 comunidades. Essas comunidades caracterizam-se por um aspecto bastante peculiar: sua estrutura familiar é essencialmente matriarcal. A mulher é diretamente responsável pelo sustento, educação e formação da família. De forma simplificada, a população local divide-se nos seguintes grupos: o ilhéu, o veranista, o turista e o morador.

A principal atividade econômica da região é a extração de mariscos à beira-mar, principalmente pela parcela feminina, enquanto os homens se dedicam à pesca artesanal, pequenos comércios e atividades na construção civil.

Entendendo que a cada dia, na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, um crescente número de jovens completa o ensino fundamental; sobrevive às doenças infantis; tem mais exposição aos meios de comunicação; mais acesso à sociedade do conhecimento; e mais mobilidade e possibilidade de contatos globais, ainda que pesem as desigualdades sociais no acesso aos que denominam a “economia mundial competitiva” e que notadamente, “as jovens” enfrentam obstáculos como: desemprego; educação não necessariamente de qualidade; exclusão digital, sem contar com a discriminação de gênero, pretende-se, por meio do Projeto A PRÓ-MAR vai à escola, que  nasceu no ano 2000 e, desde então, atua levando educação ambiental às escolas públicas, nos 27 distritos do município de Vera Cruz, submeter proposta nesse edital.

O objetivo primordial do projeto é estimular a ampliação da consciência ambiental, por meio de ações de sensibilização ecológica e comunicação científica, buscando incentivar as jovens das comunidades tradicionais a ampliarem o conhecimento acerca dos mais importantes ecossistemas da ilha de Itaparica: o manguezal e os recifes de coral. Através de oficinas, palestras e mentorias, auxiliaremos na construção de projetos socioambientais, tendo a própria comunidade como protagonista de todo o processo, visando sempre a valorização de práticas que tragam a ciência cidadã como foco da resolução de problemas ambientais.

Dessa forma, buscamos contribuir com o papel das jovens, como integrante e sujeito capaz de gerar um sentido próprio para o “desenvolvimento”, necessitando dessa forma serem preparadas para serem a “próxima geração”. Isso significa basicamente que elas devem ocupar papéis na produção e na vida político-civil ou ainda se tornarem as “trabalhadoras, empresárias, mães, cidadãs, cientistas e líderes do amanhã”.

Investir na juventude feminina revela-se, portanto, uma estratégia processual no combate a pobreza, ou a “reprodução intergeracional da pobreza” e irá acelerar não só o crescimento econômico mais também o social e ambiental.

Promoveremos atividades de formação científica sobre os ecossistemas manguezal e recifal, apontando as principais metodologias participativas onde, dentre elas, as estudantes deverão escolher uma para aplicar os conceitos aprendidos em forma de um projeto de intervenção socioambiental. Com o objetivo de ser um acompanhamento processual e contínuo, iremos desenvolver as seguintes etapas para atingir o objetivo desta fase do Projeto A PRÓ-MAR vai à escola:

1)Lançamento de edital para seleção de 20 meninas para participar dessa etapa do projeto, com ampla divulgação entre os 27 distritos do município;

2) Oficina de projeto de intervenção socioambiental;

3) Oficina de métodos da ciência cidadã para conservação ambiental;

4) Oficina de metodologia científica;

5) Mentoria para construção de Projeto Socioambiental em comunidades tradicionais;

6) Oficina de identificação de organismos indicadores de qualidade ambiental para os ecossistemas manguezal e recifal;

7) Apresentação das propostas de intervenção socioambiental para escolha (seguindo barema pré divulgado) pela equipe da PRÓ-MAR, de três projetos para execução;

8) Execução de 3 intervenções selecionadas;

9) Acompanhamento áudio visual para construção de três vídeos case dos projetos de intervenção protagonizados pelas estudantes, como produto final desta fase do A PRÓ-MAR vai à escola.

 

Projetos pré-selecionados

 

Após a pré-seleção dos projetos, realizamos um encontro de mentoria presencial, para discutir e refinar as propostas apresentadas, preparando-as para a apresentação para uma mesa avaliadora e, a partir daí, revelarmos quais projetos serão executados.

Execução dos Projetos

Nos dias 07, 08 e 11 de dezembro de 2021, os 04 projetos pré-selecionados, foram acompanhados pela equipe da PRÓ-MAR em suas execuções. Foi um momento importante para a inclusão dessas meninas de escolas públicas em ações científicas em prol da conservação de ecossistemas na Ilha de Itaparica.
 

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