Projeto A PRÓ-MAR vai à escola – Edição Garotas na Ciência

O município de Vera Cruz, onde está sediada a PRÓ-MAR, conta com 27 comunidades. Essas comunidades caracterizam-se por um aspecto bastante peculiar: sua estrutura familiar é essencialmente matriarcal. A mulher é diretamente responsável pelo sustento, educação e formação da família. De forma simplificada, a população local divide-se nos seguintes grupos: o ilhéu, o veranista, o turista e o morador.

A principal atividade econômica da região é a extração de mariscos à beira-mar, principalmente pela parcela feminina, enquanto os homens se dedicam à pesca artesanal, pequenos comércios e atividades na construção civil.

Entendendo que a cada dia, na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, um crescente número de jovens completa o ensino fundamental; sobrevive às doenças infantis; tem mais exposição aos meios de comunicação; mais acesso à sociedade do conhecimento; e mais mobilidade e possibilidade de contatos globais, ainda que pesem as desigualdades sociais no acesso aos que denominam a “economia mundial competitiva” e que notadamente, “as jovens” enfrentam obstáculos como: desemprego; educação não necessariamente de qualidade; exclusão digital, sem contar com a discriminação de gênero, pretende-se, por meio do Projeto A PRÓ-MAR vai à escola, que  nasceu no ano 2000 e, desde então, atua levando educação ambiental às escolas públicas, nos 27 distritos do município de Vera Cruz, submeter proposta nesse edital.

O objetivo primordial do projeto é estimular a ampliação da consciência ambiental, por meio de ações de sensibilização ecológica e comunicação científica, buscando incentivar as jovens das comunidades tradicionais a ampliarem o conhecimento acerca dos mais importantes ecossistemas da ilha de Itaparica: o manguezal e os recifes de coral. Através de oficinas, palestras e mentorias, auxiliaremos na construção de projetos socioambientais, tendo a própria comunidade como protagonista de todo o processo, visando sempre a valorização de práticas que tragam a ciência cidadã como foco da resolução de problemas ambientais.

Dessa forma, buscamos contribuir com o papel das jovens, como integrante e sujeito capaz de gerar um sentido próprio para o “desenvolvimento”, necessitando dessa forma serem preparadas para serem a “próxima geração”. Isso significa basicamente que elas devem ocupar papéis na produção e na vida político-civil ou ainda se tornarem as “trabalhadoras, empresárias, mães, cidadãs, cientistas e líderes do amanhã”.

Investir na juventude feminina revela-se, portanto, uma estratégia processual no combate a pobreza, ou a “reprodução intergeracional da pobreza” e irá acelerar não só o crescimento econômico mais também o social e ambiental.

Promoveremos atividades de formação científica sobre os ecossistemas manguezal e recifal, apontando as principais metodologias participativas onde, dentre elas, as estudantes deverão escolher uma para aplicar os conceitos aprendidos em forma de um projeto de intervenção socioambiental. Com o objetivo de ser um acompanhamento processual e contínuo, iremos desenvolver as seguintes etapas para atingir o objetivo desta fase do Projeto A PRÓ-MAR vai à escola:

1)Lançamento de edital para seleção de 20 meninas para participar dessa etapa do projeto, com ampla divulgação entre os 27 distritos do município;

2) Oficina de projeto de intervenção socioambiental;

3) Oficina de métodos da ciência cidadã para conservação ambiental;

4) Oficina de metodologia científica;

5) Mentoria para construção de Projeto Socioambiental em comunidades tradicionais;

6) Oficina de identificação de organismos indicadores de qualidade ambiental para os ecossistemas manguezal e recifal;

7) Apresentação das propostas de intervenção socioambiental para escolha (seguindo barema pré divulgado) pela equipe da PRÓ-MAR, de três projetos para execução;

8) Execução de 3 intervenções selecionadas;

9) Acompanhamento áudio visual para construção de três vídeos case dos projetos de intervenção protagonizados pelas estudantes, como produto final desta fase do A PRÓ-MAR vai à escola.

 

Projetos pré-selecionados

 

Após a pré-seleção dos projetos, realizamos um encontro de mentoria presencial, para discutir e refinar as propostas apresentadas, preparando-as para a apresentação para uma mesa avaliadora e, a partir daí, revelarmos quais projetos serão executados.

Execução dos Projetos

Nos dias 07, 08 e 11 de dezembro de 2021, os 04 projetos pré-selecionados, foram acompanhados pela equipe da PRÓ-MAR em suas execuções. Foi um momento importante para a inclusão dessas meninas de escolas públicas em ações científicas em prol da conservação de ecossistemas na Ilha de Itaparica.
 

Onda Azul

Um mangue mil vidas

Reciclagem Humanizada

Posts relacionados

30 maio
EDITAL A PRÓ-MAR VAI À ESCOLA

EDITAL A PRÓ-MAR VAI À ESCOLA Objetivamos com esse projeto […] continue lendo

23 jul
Educação Ambiental

Educação ambiental Curso de atualização em Educação Ambiental para a […] continue lendo

27 maio
Tenda Ambiental Ilhota

Tenda Ambiental Ilhota, no Colégio Joaquim Barreto de Araújo, onde […] continue lendo

23 jul
Tenda Ambiental

Tenda Ambiental Tenda Ambiental Jaburú e Conceição, onde fizemos exposições, […] continue lendo

02 nov
CURSO DE ATUALIZAÇÃO AMBIENTAL PARA RECURSOS COSTEIROS

O Curso começa dia 9 de novembro. É 100% ONLINE […] continue lendo

06 ago
Tenda Ambiental Digital ensina crianças de forma lúdica

Tenda Ambiental Digital ensina crianças de forma lúdica Por https://www.noticiasustentavel.com.br/tenda-ambiental-digital-ensina-criancas-ludica/ […] continue lendo

08 mar
Lugar de Mulher por Karina Martins

Lugar de Mulher Reflexões para o Dia Internacional da Mulher […] continue lendo

08 mar
Lugar de Mulher por Adriana Muniz

Lugar de Mulher Reflexões para o Dia Internacional da Mulher […] continue lendo

Contatos

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google política de privacidade e termos de serviço se aplicam.