O 4º Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos Os Santos reuniu mais de 250 participantes

A ONG PRÓ-MAR realizou nos dias 27 e 28 de novembro, na Ilha de Itaparica, no Club Med, o 4º Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos. O Fórum teve como meta a criação de um espaço de discussões permanentes sobre a sustentabilidade da BTS e contou com representantes do poder público, pesquisadores, ONGs, empresas, institutos e fundações.


A Baía de Todos os Santos, que faz parte do Recôncavo, é a segunda maior do mundo em águas abrigadas.  Além da enorme potencialidade paisagística e turística, a Baía também tem muita relevância econômica. É de extrema importância debater e trocar experiências visando o desenvolvimento sustentável.

Para Zé Pescador, diretor-presidente da PRÓ-MAR, a conexão foi criada. “Agora essa conexão precisa ser alimentada com passos, saltos e iniciativas das pessoas que estão fazendo parte desse importante movimento. A academia, a indústria, poder público, turismo, empresários, pescadores, marisqueiras, todos trabalhando em parceria para fortalecer a luta”, disse Zé.

  

 

O Fórum

O 4º Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos foi um ponto de partida. Organizações, sociedade civil, universidades, poder público e indústrias se debruçaram sobre um tema comum.
Durante os dois dias de evento, os mais de 250 participantes buscaram interagir na construção de uma agenda positiva, pautada na resolução de problemas graves que impactam a vida das comunidades tradicionais, como quilombolas, pescadores e marisqueiras.
Após dois dias de debate e muito conhecimento, os convidados participaram de uma plenária montada para sanar as dúvidas remanescentes dos assuntos pautados, que resultou em um documento oficial que será entregue ao Governador do Estado.

 

 

Documento

O IV Fórum extrapolou o seu objetivo. O Secretário de Meio Ambiente da Bahia, Geraldo Reis, esteve presente e exerceu um papel muito importante. Ele apontou um caminho e abriu um canal com o Governador Rui Costa. Foi solicitado que as entidades que participaram do Fórum produzissem um documento de agenda propositiva para a BTS.
Segundo Zé Pescador, o documento indica assuntos que são extremamente importantes e que é preciso dar continuidade e acompanhar essas tratativas.  “É preciso, de fato, uma gestão na APA, uma política gestão nesse território, que está abandonado. É preciso retirar os efluentes industriais que contaminam a Baía e prejudicam a vida de trabalhadores que sobrevivem da pesca artesanal e da mariscagem. É um prejuízo enorme para a produção pesqueira e segurança alimentar”, finalizou.
Também ficou definido que a internet e as redes sociais serão fortes espaços no trabalho de conscientização sobre a sustentabilidade da Baía de Todos os Santos.  Em breve a PRÓ-MAR irá divulgar os novos canais e seus novos projetos.
Assine aqui a petição