O Projeto Mares, iniciativa da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, reuniu no último dia 18 de abril, no teatro da Escola Estadual de Tempo Integral Ernesto Carneiro Ribeiro, 54 profissionais da educação das redes pública e privada dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, para a aula inaugural da Eco Formação voltada ao Ensino Fundamental I. O evento, que marca o início do segundo ano da iniciativa, tem a proposta de oferecer suporte pedagógico para o desenvolvimento, junto aos professores, de situações didáticas diferenciadas para tratar conteúdos relacionados ao ambiente marinho costeiro. Esteve presente a professora doutora Chiara Bragagnolo, que ministrou a palestra “Mudanças e riscos climáticos: Pra não dizer que não falei de flores”.

Realizado de maneira virtual (Ensino a Distância), o curso conta com um total de 80h/aulas, realizadas ao longo de sete meses, fornecendo certificação para todos aqueles que concluírem as atividades que estão previstas para encerrar no mês de dezembro de 2024. Serão sete módulos, com os seguintes temas: Entendendo o contexto ambiental; Cultura Oceânica; Meio ambiente e sustentabilidade; Ecossistemas marinhos e suas conexões; Precisamos falar sobre o lixo; Introdução à temática “lixo no oceano” e Efeito estufa e aquecimento global.

“Este curso é uma oportunidade de construção de novas práticas educacionais e didáticas relativas ao fazer pedagógico nas questões ambientais, tendo em vista a necessidade de conservação do território em que as escolas estão inseridas”, explica o professor Geraldo Fonseca, coordenador de Educação Ambiental do Projeto Mares.