Após o sucesso dos primeiros meses de funcionamento e passado o período das férias escolares, o Projeto Mares, iniciativa realizada em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, reabriu o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) para visitação escolar, ampliando o atendimento para alunos das redes pública e privada, matriculados desde as séries iniciais do ensino Fundamental I. Desde o mês de fevereiro, quando as visitas voltaram a ser realizadas, passaram pelo local aproximadamente 160 estudantes, de cinco escolas, dentre elas o Centro Educacional Cristão – IEMP, a Escola Municipal Antônio Hermenegildo, a Escola Municipal Criança Feliz, a Escola Municipal Maria Amélia e a Escola Joaquim Barreto.
            A visitação no equipamento localizado na sede da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, em Mar Grande, conta com a condução da educadora ambiental Mariana Ferreira, que guia os estudantes por uma trilha pedagógica de conhecimentos sobre o trabalho da PRÓ-MAR e como a instituição luta para a preservação dos oceanos. Ao chegar ao local os visitantes são recebidos no salão onde recebem explicações de como se dará a atividade. Logo após, são convidados a assistir o vídeo educativo sobre “Lixo no mar”, seguido do momento de contação de história do livro “O caso da lagostinha Tita”, desenvolvido pelo Projeto Mares.
Durante a atividade imersiva os estudantes fazem um “mergulho nos recifes”, por meio da utilização de óculos de realidade virtual. A visitação tem ainda visitação ao manguezal que margeia a sede da ONG e explicações sobre este importante ecossistema. “Uma trilha com réplicas de animais e vegetação marinha, também irão nortear a condução dos educadores sobre as informações e curiosidades dos ambientes marinhos, sua fauna e flora”, explica a educadora ambiental, Mariana Ferreira.
A avaliação da visita é feita pelos estudantes através de um aplicativo desenvolvido pelos profissionais do Projeto Mares e disponibilizado em tablets. “Neste momento, as crianças participam de uma pesquisa de satisfação, onde respondem através de formulário pictorial, sobre seu grau de satisfação com a visitação. Há também um “quiz” com perguntas que nos indicam quanto dos conhecimentos passados durante a visitação foram assimilados pelos estudantes”, revela o professor Geraldo Fonseca, coordenador de Educação Ambiental do Projeto Mares.
            As escolas que desejam promover estas experiências para os seus estudantes poderão fazer contato com A PRÓ–MAR através do número 71 984363468 e agendar o melhor dia e horário.