Em uma ação coordenada, realizada por 24 projetos que contam com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Mares – iniciativa da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, reuniu no dia 16 de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Limpeza (CleanUp Day), cerca de 30 voluntários, para promover a retirada de resíduos na Praia do Duro, em Mar Grande. Durante o evento foram recolhidos aproximadamente 130 kg de resíduos, em sua maioria garrafas pets, materiais plásticos descartáveis (pratos, copos e talheres), sacolas, vidro e madeira. Todo este material foi destinado ao aterro sanitário municipal para descarte adequado.

“Mais do que promover a limpeza da praia, estas ações contribuem para despertar nas pessoas o interesse em ter uma participação mais ativa em ações educativas e de conservação e, também, para a construção de um conhecimento da comunidade sobre a importância dos recifes de coral e a restauração desse ecossistema cuja função vai além de proteger o litoral”, avalia o coordenador geral do Projeto Mares, José Roberto Pinto, o Zé Pescador.

Restauração de recifes de coral na BTS

No dia 13 de setembro estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e de Guia de Turismo, do Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano receberam a visita do coordenador geral do Projeto Mares, que esteve no local para ministrar a palestra “A restauração de recifes de coral na Baía de Todos os Santos. Década do oceano / década da restauração dos ecossistemas 2021 a 2030”.  De acordo com Zé Pescador, a ação teve como proposta chamar atenção dos estudantes para a importância dos recifes de coral para a comunidade e gerar mais engajamento do público jovem nas atividades de conservação, limpeza das praias e rios e despertar o interesse destes em participar das iniciativas realizadas pelo Projeto Mares, além de fortalecer a relação de parceria entre o Projeto e a escola Oceano.

“Os cursos ofertados pela Oceano possuem interface com os trabalhos que são desenvolvidos pelo Projeto Mares e demais iniciativas realizadas pela PRÓ-MAR nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, conservação e na geração da oportunidade de negócios em ecoturismo e do turismo científico e regenerativo”, destaca Zé Pescador.